ENEM: Como se inscrever no ENEM? Edital e Cronograma

Sempre que chega mais um ano, milhares de jovens procuram se informar sobre o ENEM, e o que é FIES, alem da inscrição FIES 2023. Entre as provas que são feitas em nosso país, podemos dizer sem sombra de dúvidas, que esse exame é um dos mais importantes. Se você tem planos para o ensino superior, o ENEM 2023 deve ser essencial para você.

E é justamente por saber que existem muitos novatos, que criamos esse texto. Com ele você ficará por dentro de todos os procedimentos do ENEM 2023. É só continuar com a leitura!

Sobre o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio vem sendo considerado uma das provas mais importantes que os jovens podem fazer. Além de medir o desempenho dos formandos no ensino médio, como diz seu nome, para os candidatos ela terá muitas outras varias.

Como todos os anos, milhares de bolsas de estudos para o ensino superior são distribuídas entre os programas federais, como o SISU e o PROUNI. Entre eles, as universidades privadas também vem solicitando esse resultado como forma de ingresso.

Aliás, nesse último ano, podemos contar com alguns concursos estatais importantes, que passaram a pedir a nota do ENEM como porta de entrada.

Isso pode te mostrar como esse exame vem sendo essencial para os brasileiros que buscam carreira. E a cada ano que passa, mais mudanças podem ocorrer e o exame pode passar a ter mais utilidades.

Quem pode participar?

Como já falamos acima, o ENEM vem ganhando cada vez mais utilidades. Mesmo sendo em primórdio para saber como anda a educação dos jovens recém formados, qualquer pessoa que precisar da nota do ENEM pode se inscrever.

Ainda assim, quem tiver interesse em participar do exame apenas para treinamento, essa opção também é possível. Basta escolher a opção de treinando quando estiver fazendo sua inscrição.

Como funciona o ENEM

Entender como funciona o ENEM 2023 é bem simples O mais importante é acompanhar os prazos para cada etapa. Depois que a divulgação do edital é feita, tudo pode ficar ainda mais simples. Ele funciona da seguinte maneira:

  • O participante se inscreve;
  • Faz as provas;
  • Aguarda o resultado;
  • E acessa o seu portal para conferir sua nota!

Para fazer as inscrições em outros programas ou concursos, você estará usando o seu número de inscrição.

Inscrições ENEM 2023

As inscrições sempre são feitas via internet, através do site do INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é o responsável pela elaboração  funcionamento das provas.

E para saber como se inscrever no ENEM 2023, você deverá seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site do ENEM, clicando aqui;
  • Marque as opções solicitadas pela assistente virtual;
  • Digite seu CPF para a assistente virtual;
  • Responda as perguntas sobre seus dados;
  • Escolha a língua estrangeira e o local de prova;
  • Confirme suas informações e encerre o procedimento.

Edital ENEM 2023

Uma ferramenta que é super importante para você, é o edital do ENEM 2023. É através dele que você poderá conferir todas informações válidas para essa edição. Sejam os horários, tipos de prova, valor de taxa, regras, etc, esses detalhes estarão nele.

Como um bom exemplo, a mudança feitas no valor da inscrição de R$82 para R$85, foi divulgado primeiro através dele. E caso venha surgir mais detalhes sobre essa edição, vamos lhe manter informado.

Cronograma

Acompanhar o cronograma do ENEM 2023 é seu dever! Caso você queira participar, deve seguir suas datas. Passando o prazo, não terá outro meio de inscrição para fazer. Confira a seguir, as datas mais recentes:

  • Isenção: 1 a 10 de abril;
  • Inscrição: 6 a 17 de maio;
  • Provas: 3 e 10 de novembro;
  • Resultado individuais: janeiro de 2023.

Resultados ENEM 2023

Para saber o seu resultado de forma individual, você pode levar a prova para casa e conferir o gabarito oficial. Mas para saber a média geral de sua nota, você deverá aguardar para o ano seguinte.

Para acessar o seu portal, você deve seguir da mesma forma que fez sua inscrição. Caso tenha perdido a senha, é só seguir o próprio procedimento do ENEM 2023 para fazer essa recuperação.